Eixo Tecnológico: Segurança
O curso tem como função habilitar profissionais para atuar na prevenção de acidentes do trabalho, em cumprimento à legislação pertinente à saúde e segurança dos trabalhadores, integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT, atuando em empresas públicas e privadas, órgãos públicos, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT e também como prestador de serviços nas empresas em geral.
Compreende tecnologias, infraestruturas e processos direcionados à prevenção, à preservação e à proteção dos seres vivos, dos recursos ambientais, naturais e do patrimônio que contribuam para a construção de uma cultura de paz, de cidadania e de direitos humanos nos termos da legislação vigente. O eixo vincula-se com as áreas de formação de profissionais de segurança pública, segurança privada, defesa social e civil e segurança do trabalho. Envolve a atuação em espaços públicos e privados.
A organização curricular dos cursos propiciará a construção de perfil de egresso fundamentado em competências éticas, legais e técnicas contemplando, ainda, raciocínio lógico, inteligência social, capacidade de diálogo, tolerância e atuação em equipes multi e interdisciplinares.Abrange, transversalmente, a Legislação Nacional e Internacional no que se refere aos direitos humanos e cidadania, primando pela dignidade da pessoa. A atuação nas carreiras públicas fica condicionada ao atendimento das normas específicas, notadamente do concurso público.
O profissional da área de Segurança do Trabalho poderá atuar nos setores:
• Alimentício | • Empresas Comerciais e Industriais |
• Agro-Industriais | • Construção Civil |
• Mineradoras | • Hospitais |
Faixa salarial: de R$ 3.500,00 à R$ 6.000,00.*
*A faixa salarial pode variar em determinadas regiões do país. Faixa salarial baseada em profissionais já atuantes da área.
O Curso Técnico de Segurança do Trabalho é um agente de serviço da prevenção de acidentes de trabalho e doença ocupacionais na empresa. Ele supervisiona como os trabalhos são realizados. Cria procedimentos de trabalho. Suas Principais funções no mercado de trabalho são:
• Aplicar as normas de sinalização e segurança nos ambientes de trabalho;
• Elaborar normas e regulamentos de segurança, aplicáveis ao ambiente de trabalho, visando evitar acidentes, doenças ocupacionais e sinistros, sugerindo a adoção do uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e de proteção coletiva (EPC);
• Promover campanhas prelecionistas, visando conscientizar dirigentes e trabalhadores da importância e da necessidade da prevenção de acidentes, doenças laborais e sinistras;
• Coordenar as atividades técnicas de segurança do trabalho, utilizando métodos legais e instrucionais, que objetivem a eliminação ou redução de riscos ambientais e de acidentes, a melhoria do ambiente de trabalho e uma melhor qualidade de vida para o trabalhador;
• Desenvolver programas de treinamento de prevenção de acidentes para membros de CIPA, operários e supervisores, bem como de prevenção e combate a sinistros, mantendo em condição de pronto-emprego uma Brigada de Emergência;
• Avaliar fatores de riscos ambientais (ruído, calor, iluminação, poeiras, gases, dentre outros) propondo medidas de controle;
• Analisar os postos, de trabalho, máquinas, equipamentos e mobiliário, aplicando os princípios de ergonomia, visando o conforto no ambiente de trabalho e a saúde do trabalhador.
Trabalho de Conclusão de Curso - Técnico de Segurança do Trabalho - 65 horas
O Curso Técnico de Segurança do Trabalho possui 1.476 horas de carga horária.
Prazo para conclusão do curso: de 12 a 18 meses.
• Cópia do RG e do CPF
• Comprovante de Residência
• Cópia do Histórico Escolar e do Certificado de Conclusão do Ensino Médio (2º Grau) autenticados
Obs.: Para inscrição no curso a documentação poderá ser enviada por email, porém, até a conclusão do curso o aluno deverá encaminhar as cópias autenticadas do Histórico Escolar, Certificado de Conclusão do Ensino Médio, RG e CPF.
A ECID possui uma rede própria de parceiros que integram as Unidades Remotas da Escola Politécnica Brasileira, por meio de convênios por ambas firmados, distribuídas em diversas cidades do Brasil, proporcionando maior facilidade para o aluno realizar as avaliações presenciais obrigatórias.
VEJA AS UNIDADES MAIS PRÓXIMAS A VOCÊ
Todo o Sistema de Certificação é seguro, onde cada certificado técnico possui código de registro único e intransferível, possibilitando sua conferência de legalidade, possuindo rastreabilidade nacional através do site http://sistec.mec.gov.br/validadenacional.
Durante todo o curso o aluno poderá sanar suas dúvidas e terá um acompanhamento do tutor pelo seu portal do aluno, com um tempo de resposta máximo de 48 horas. Além da tutoria também é disponibilizado um canal de contato telefônico gratuito (0800) para suporte técnico.
O tutor é o profissional que acompanha como mediador o seu processo de ensino e aprendizagem, com o objetivo de promover momentos de interação e colaboração que favoreçam a construção do conhecimento. Este profissional é responsável pela administração do fluxo de informações, tanto as originadas do conteúdo da disciplina quanto dos alunos. Dentre suas atribuições, destacam-se:
· Apoiar os alunos na Sala de aula AVA on-line e responder às mensagens;
· Acompanhar e orientar os alunos durante o desenvolvimento das atividades de cada disciplina;
· Identificar os problemas de aprendizagem individuais e coletivos nos grupos que orienta e intervir adequadamente;
· Buscar informações e questões destinadas à melhoria do processo de ensino e aprendizagem;
· Auxiliar na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);
· Para conhecer o seu tutor, acesse o AVA e visualize o nome do tutor, seu contato.
Envie uma mensagem para saber mais sobre esse curso: